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Nossa primeira solução está no ar! Calculando o valor do cliente

Entenda o verdadeiro custo de um cliente insatisfeito

Postado por Hércules Dantas em 16/02/2021 Tempo de leitura: 2 minutos

Após uma longa jornada para transformar uma planilha Excel em uma aplicação web, tenho orgulho de apresentar a primeira solução do portal!

Clique aqui e conheça!

Motivação

A ideia para essa solução veio quando eu fui à uma lanchonete perto da minha casa e o meu pedido demorou muito para chegar. Para piorar, o problema não era especificamente comigo, pois a minha volta, muitos clientes demonstravam muita insatisfação com a demora de seus pedidos. Assim, enquanto esperava pela comida, comecei a matutar: "Talvez, no fim do dia, o dono dessa lanchonete vai achar que deu tudo certo, porque mesmo com a demora, a maior parte das pessoas esperaram para comer, e portanto, ele conseguiu terminar o dia com algum lucro."

No entanto, eu tinha certeza que havia um custo enorme que aquele empreendedor poderia não estar enxergando: o custo da avaliação negativa.

Como eu estava estudando bastante sobre experiência e satisfação do cliente e já estava com a ideia de criar esse portal, comecei a escrever sobre o ocorrido e me surpreendi, após algumas simulações, ao verificar que um cliente insatisfeito ao invés de gerar qualquer lucro, estava custando R$ 4,20 para a minha lanchonete fictícia, enquanto que um cliente encantado gerava um resultado de R$ 200 (25% mais do que um cliente médio).

Leia aqui o texto completo sobre a minha reflexão após essa visita à lanchonete.

Objetivo

Quando desenhei essa solução, meu objetivo não era gerar uma calculadora precisa o sobre valor do cliente, mas sim, criar uma forma simples para trazer a ideia do quão prejudicial um cliente insatisfeito pode ser para a empresa. Para isso, me baseei baseei nos exemplos que apresentados no capítulo 3 do livro "A Pergunta Definitiva 2.0" escrito por Fred Reichheld.

Desejo que essa calculadora seja o ponta pé inicial para que os pequenos empresários criem planos para momentos de crise e que menos empresas tenham que lidar com o grande custo de clientes insatisfeitos. Qualquer dúvida, fique à vontade para entrar em contato: contato@administracaoaplicada.com.br


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