Introdução
"Os produtos que fabrico estão dando lucro? Devo continuar produzindo eles?" Essa é uma pergunta definitivamente passa pela cabeça de todo empresário. Tal pergunta fica ainda mais difícil de responder quando pensamos em empresas que possuem um processo de produção complexo. Por exemplo, como saber se um equipamento que é fabricado sob encomenda, que passou por 7 etapas de fabricação e levou dois meses para ser concluído trouxe lucro para a empresa? Essa é a realidade de muitos empresários que atuam em diversos ramos como: marcenaria, serralheria, fabricação de equipamentos industriais, fabricação de implementos rodoviários.
Essa foi a mesma pergunta que um empresário que trabalha com fabricação de equipamentos industriais me fez, o que me levou a um projeto no assunto, e que agora traz à escrita desse artigo para mostrar como é possível avaliar a lucratividade dos produtos para pequenas empresas que estão inseridas nesse ambiente de produção complexo (conhecido na literatura como jobshop).
Se esses fluxos de produção lembrou o da sua empresa, esse texto com certeza é para você!
Nesse projeto, calculamos o lucro dos principais equipamentos dessa empresa, além disso, também analisamos os dias de cobertura, ou seja, por quanto tempo o lucro de cada um desses equipamentos conseguem cobrir as outras despesas dessa empresa. O motivo para analisar os dias de cobertura é que um equipamento pode não ser muito lucrativo, no entanto, por ser complexo e levar um longo tempo para ser fabricado, ele pode manter as contas da empresa por um período de tempo relevante. Essa característica pode ser bem importante, ainda mais se pensarmos em períodos de recessão, quando é mais difícil obter pedidos.
Assim, em nossa análise classificamos os equipamentos nas seguintes categorias:
O que eu preciso para fazer esse cálculo?
Para conseguir classificar os produtos nas categorias apresentadas acima, o primeiro passo é calcular a lucratividade de cada produto. Para isso, consideramos os dados básicos da contabilidade tradicional, como:
- Receita líquida por equipamento: A receita líquida é dada pelo preço do equipamento, descontado os impostos que incidem sobre ele;
- Custo dos materiais e insumos: Custo dos materiais e insumos utilizados para fabricação de uma unidade do equipamento;
- Mão de obra: Gastos com a equipe da produção. Nesse caso, ao contrário do que é feita na teoria de contabilidade tradicional, consideramos tanto os trabalhadores do chão de fábrica quanto os supervisores e coordenadores
- Energia: Gastos com energia pela utilização do maquinário da fábrica
- Despesas administrativas: Todo gasto com equipe do administrativo, aluguel, contabilidade, etc.
- Despesas de vendas: Qualquer tipo de comissão e gastos utilizados com a finalidade de vendes os produtos
Além disso, verificamos que empresas que lidam com a fabricação de equipamentos complexos, que pode levar meses para serem produzidos, há um custo importante e que normalmente não é considerado na contabilidade tradicional:
- Custo de financiamento: Considerando que a fabricação será financiada por um empréstimo bancário, o custo de financiamento considera os juros que seriam pagos por esse empréstimo
Para uma explicação mais aprofundada do porquê consideramos o custo de financiamento e porque fizemos a análise considerando os dias de cobertura, leia o seguinte texto: link
O que fazer após levantar todos esses dados?
De posse dos dados, conseguimos calcular de forma simplificada qual lucro bruto e o lucro operacional dos principais equipamentos produzidos pela empresa e categorizá-los de acordo com a classificação apresentada na introdução. Abaixo, trazemos um exemplo baseado na classificação que realizamos em nosso projeto:
Para entender esse gráfico: O eixo horizontal representa a margem líquida do equipamento, o eixo vertical mostra quantos dias de despesas operacionais o equipamento consegue cobrir, a cor mostra qual a categoria do equipamento em relação à classificação apresentada na introdução, o tamanho da forma mostra o número de vendas no período analisado, ou seja, quanto maior a forma, maior o número de vendas, por fim, os equipamentos em que o pagamento de juros prejudicaram muito a lucratividade do equipamento foram representados por um sinal "+"
Assim, com o conhecimento da lucratividade de cada equipamento, conseguimos responder algumas perguntas importantes, como:
- Quais são os equipamentos que devemos aumentar o preço ou simplesmente remover do portfólio da empresa;
- Em um período de recessão, aumentar os esforços comerciais em produtos pagadores, lucrativos e muito lucrativos podem ser uma boa estratégia para aumentar a capacidade de sobrevivência da empresa;
- Qual o verdadeiro impacto daquela pequena taxa juros de 1,5% ao mês na lucratividade do equipamento. No projeto, verificamos que alguns equipamentos que poderiam ter um aumento de quase 20% de lucratividade se houvesse uma diminuição na taxa de juros;
Considerações finais
Embora seja muito comum encontrar empreendedores que são ótimos comerciantes e possuem um faro apurado para negócios, responder a pergunta de quanto se ganha para produzir cada equipamento do portfólio pode ser um verdadeiro mistério para eles, ainda mais quando pensamos em ambientes de produção complexos, como marcenarias, serralherias, fabricantes de equipamentos industriais, entre outros.
Dessa forma, busquei trazer um pouco do conhecimento obtido em um projeto sobre o tema para apoiar os empreendedores que passam por esse tipo de desafio. Além disso, entendo que cada negócio possui suas particularidades, então qualquer dúvida ou necessidade de um apoio mais detalhado sobre o assunto, fique à vontade para entrar em contato: contato@administracaoaplicada.com.br